SANTA MARGARIDA MARIA
SANTA EDWIGES
Santa Margarida Maria e Santa Edwiges
Santa Margarida Maria nasceu na França em 1647 e passou por diversas necessidades durante sua infância e adolescência. Foi criada por irmãs Clarissas e adoeceu de tal maneira que só se curou após fazer os votos da Virgem Santíssima. Por sua devoção a Nossa Senhora, entrou para a vida religiosa e passou a ter visões divinas, sendo incompreendida por muitos. Morreu em 1690.
Padroeira dos pobres e endividados, Santa Edwiges é uma das santas mais populares no Brasil. Nascida na Alemanha em 1174 em uma família rica, sempre viveu com humildade e caridade, apesar do ambiente luxuoso provido por seus familiares. Casou-se aos 12 anos com um príncipe polonês com quem teve seis filhos. Vivia em jejum e penitência, o que irritava seu marido. Promoveu milagres ainda em vida e após ficar viúva, retirou-se a um mosteiro onde uma de suas filhas era a superiora. Cuidava dos pobres e necessitados e ao descobrir que um presídio local estava cheio de homens endividados, começou a usar seu próprio dinheiro para lhes saldar as dívidas e lhes restaurar a liberdade, ajudando a conseguirem um emprego e a manter suas famílias unidas. Morreu em 1243.
“Vós, Santa Edwiges, que fostes na terra amparo dos pobres e desvalidados, socorro dos endividados. No Céu, onde gozais o eterno prêmio da caridade que praticastes, confiante vô-lo, peço: sede a minha advogada, para que eu obtenha de Deus a graça (fazer o pedido) e por fim a graça da Salvação eterna. Amém. Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário